segunda-feira, 22 de outubro de 2007

O que é importante analisar no rótulo nutricional?
Hoje em dia é imprescindível ficar atento as informações nutricionais dos alimentos, para que assim possa se fazer melhores escolhas e ter hábitos alimentares mais saudáveis

Para as pessoas que tem alguma doença e em função disso possuem a alimentação um pouco restrita, a necessidade de verificar os rótulos dos alimentos é ainda maior. E cada tipo de doença requer uma alimentação diferente, ou pelo menos, algumas modificações que são importantes.
Após o diagnóstico feito pelo médico, o choque.
Em função da doença, as pessoas se desesperam e pensam que nunca mais poderão comer nada do que gostam. Segue então a consulta com o nutricionista, que explica ao paciente que cada doença possui sua particularidade e que a alimentação pode ser adaptada, melhorada, hábitos alimentares mais saudáveis precisam ser construídos e que é possível ter prazer com a alimentação mesmo após a doença instalada.

O profissional de nutrição deve avaliar corretamente o paciente e elaborar um plano alimentar específico, de acordo com as individualidades de cada um e as características da doença. Diabetes, dislipidemia (níveis de gorduras no sangue alteradas), hipertensão e obesidade, são exemplos de doenças que pedem mudanças no hábito alimentar do indivíduo. E mesmo as pessoasque possuem essas doenças não podem deixar de ter como base uma alimentação balanceada, rica em verduras, legumes, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, soja), carnes, leite e derivados, cereais e frutas.
Determinados alimentos industrializados, no entanto, devem ser consumidos com atenção, tendo em vista, que determinados nutrientes devem ser restringidos em cada doença.Nos rótulos nutricionais encontramos as seguintes informações: valor energético, carboidrato (em gramas), proteína (em gramas), gordura total (em gramas), gordura saturada (em gramas), gordura trans (em gramas), fibras (em gramas), cálcio (em miligramas), ferro (em miligramas) e sódio (em miligramas). Clique aqui e veja quais as funções destes nutrientes.

Pensando neste tema Cyber Diet vai explicar de forma objetiva, como você pode analisar um rótulo nutricional, tendo em vista a sua realidade e necessidade, para que assim você faça melhores escolhas.
Diabetes
Carboidratos - Pessoas com diabetes ou que estão com os níveis de glicose elevados no sangue devem ter um controle no consumo deste nutriente. Siga as orientações do seu médico e ou nutricionista quanto à quantidade permitida. Quanto aos rótulos, escolha os produtos diet, ou seja que são isentos de açúcar. Lembre-se que nem todo produto diet é isento de açúcar. Diet significa isento de algum nutriente, não especificamente de açúcar. Verifique bem os rótulos.

Colesterol elevado
Colesterol, gordura saturada, gordura trans e fibras - Estes componentes devem ser avaliados por quem está com o colesterol elevado. Os alimentos de origem animal são ricos em gordura saturada, que elevam os níveis de colesterol no sangue. As gorduras insaturadas (polinsaturadas e monoinsaturadas) são fontes de alimentos de origem vegetal que aumentam o colesterol bom (HDL) e não possuem colesterol. Por isso, dê preferência por alimentos fontes de gordura insaturada, ou seja, que apresentem valores maiores deste tipo de gordura no rótulo.A gordura trans além de diminuir os níveis do colesterol bom (HDL), aumenta os níveis do colesterol ruim (LDL), por isso evite o consumo de alimentos que tenham este tipo de gordura.Não existe uma quantidade de gordura trans que pode ser consumida por dia, mas recomenda-se não consumir mais que 2g por dia.
Muitos alimentos industrializados, como bolachas recheadas, sorvetes e bolos possuem mais do que 2 g por porção ou mesmo 1g por porção. Considerando que muita gente come mais do que uma porção, cuidado!As fibras ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue, por isso consuma alimentos fonte de fibras. A recomendação é de 25 a 30g por dia. Escolha alimentos que apresentem valores elevados de fibras no rótulo.

Triglicérides elevado
O triglicerídio é um tipo de gordura. Se houver aumento desta gordura no sangue associado com o aumento de colesterol total o risco é maior de desenvolver doenças cardiovasculares. Por isso, se você está com o nível de triglicérides elevado, fique atento no rótulo com a quantidade de: colesterol, gordura saturada, gordura trans e carboidratos.

Hipertensão
O sódio em excesso eleva a pressão arterial, então este é o principal mineral que deve ser analisado no rótulo nutricional por quem possui hipertensão. Em muitos alimentos industrializados você vai encontrar quantidades excessivas, principalmente em aditivos alimentares. Adoçantes também são produtos com grande quantidade de sódio, como adoçantes à base de ciclamato de sódio e sacarina. Além do sódio observe a quantidade de gordura saturada e gordura trans. A quantidade máxima permitida diariamente de sódio é de 2400mg.

Redução de peso
Para você que deseja eliminar peso, fique atento não somente as calorias, mas também a todas as outras informações, pois não ter calorias não significa que aquele alimento é saudável, veja todas as outras informações.Analisar a informação nutricional de um produto na hora da compra é o primeiro passo de uma conduta saudável, por isso, fique atento aos rótulos e faça escolhas inteligentes.

Um comentário:

Débora disse...

Oi amiga, tudo bem? Hoje mesmo li no blog da Beth sobre como os nutrientes nos controlam, né? E ajuntando isso que vc postou é verdade sim...por isso é fundamental que a nossa alimentação seja rica em nutrientes e calorias cheias e não vazias... Nossa eu sinto na pele quando minha alimentação está mais saudável tudo fica melhor principalmente minha auto estima, bom humor e energia. Gostei. Bjos